O pastor Silas Malafaia protagonizou uma crítica essa semana contra a Igreja Católica dizendo que ela “não incentiva os seus fiéis lerem a Bíblia, senão iria perdê-los”.

Sr. Silas Mala, você é ignorante, desonesto ou o quê!?

Deixa eu lhe contar aqui ao pé do ouvido quem traduziu toda a Escritura no século IV. A pedido do Papa Dâmaso, São Jerônimo traduziu o Antigo e o Novo Testamento que estava escrito em grego, aramaico e hebraico. Qual era a lingua do mundo ocidental naquela época? Latim! Para que língua traduziu? Latim! Qual era o nome da tradução? Vulgata Latina! Por que assim é chamada? Porque foi traduzida para o latim vulgar do povo para que todos lessem e compreedessem, pois havia um latim clássico da corte que não era o desejado, uma vez que as pessoas simples não entenderiam. Porque depois que o latim evoluiu para as línguas românicas (espanhol, português, alemão, italiano, etc.) não traduziram para essas respectivas linguas? Por que não é todo dia que nasce um crânio como São Jerônimo na vida da Igreja perito em linguística, teologia e exegese. Ademais  a imprensa não era como em outras épocas. Escrever toda a Bíblia décadas, precisando de uma pessoa que dedicasse toda a vida a isso praticamente.

Enquanto São Jerônimo traduzia a Bíblia no seculo IV, Lutero estava lá? Desculpe a expressão, mas nem sonhava em ser um espermatozóide ainda. Mas veio séculos depois bagunçar a parada toda se achando o último pacote do biscoito. Mas nem sabia grego direito. Por isso foi incapaz de traduzir 7 livros do original grego que a Bíblia protestante tem a menos por uma incapacidade linguística do tradutor que preferiu se refugiar nos argumentos do Concílio judaico nacionalista de Jâmnia que negava os livros de origem grega por uma questão bairrista. Agora, vocês interpretam tudo errado e fazem uma tradução subtraída, e nós é que escondemos as Escrituras do povo!?

Ô Mala…faia, faz o seguinte: plante batatas! Só não sei se é tão lucrativo quanto o seu Todo-Poderoso Dízimo, sua mamon, e sua Teologia da Prosperidade. Mas não se arrisque no mercado das Abobrinhas LTDA, pode perder um bom saldo.

Com carinho e afeto, Padre Augusto Bezerra, seu irmão católico!

 

Comentários

Comentários