Seja humilde para Deus fazer a sua obra, torna-te húmus – Homilia Dominical

De maneira predominante, a liturgia de hoje falou sobre a humildade, palavra que vem do latim “humus”. E o que significa? É uma parte do solo rica de nutrientes para as plantas enraizar e crescer. Ele surge da humificação da terra pela infiltração da aguá. Em decorrência da umidade vem a produzir fungos, bactérias em condições ideias para tornar-se um verdadeiro adubo natural. Muitas vezes ele se forma da morte de elementos naturais biodegradáveis, como plantas, animais, estercos, etc.

Quando Deus nos chama ao “húmus” pede-nos a nossa reverência, abaixamento, a prostração em sua presença, o pôr-se de joelhos, o confessar a nossa fraqueza e dependência dele. E Ele mesmo vai ao húmus para nos encontrar ali. Perceba na segunda leitura que Deus começa a sua obra na humildade. Escolhe o que é fraco, sem importância, débil, desprezível para confundir os homens. O Senhor começa a sua obra ali para nivelar o que se eleva, porque quem quiser ter parte com ele terá que se abaixar, ir ao húmus onde começa toda obra, terá que banir todo orgulho, sendo simples como Deus.

Inscreva-se para receber nossas atualizações: Clique Aqui 

Sim, a humildade tem tudo que nos é necessário para adubar a nossa terra e fazer-nos frutificar na graça. Ela gera vida, o orgulho gera morte. Quando vamos ao húmus, muita coisa morre em nossa vida, mas aquilo que morre nos serve para preparar a terra a fim de produzir uma boa semeadura.

Contudo, nada disso poderia acontecer sem a humificação. Do contrário, não haveria esta realidade fecunda da terra. O Espírito Santo que pela água pura do batismo nos dá a “humificação” necessária a nossa vida interior gera em nós esta boa terra composta por nosso húmus, nossa humildade.

Quantas maravilhas o Senhor realiza pelos humildes, neles e através deles? Porque possuem a pobreza em espírito e a fecundidade da humilhação diante da força de Deus.

O orgulhoso é como pedra, como poderá Deus lançar raízes nele? Torna-te húmus!

Comentários

Comentários

1 comentário sobre “Seja humilde para Deus fazer a sua obra, torna-te húmus – Homilia Dominical”

  1. Pingback: Programa Palavra da Salvação, 29/01/2017 – WebTV Redentor | Pe. Augusto Bezerra

Comentários estão fechados.