Notícias

Jovem mito sugere falar do martírio do Pe. Jaques e de milhares de cristãos na redação do ENEM

Rio de Janeiro – 6 nov, 2016 – Hoje o MEC noticiou em suas mídias que o tema proposto para a redação do ENEM 2016 seria: “Os caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”. O tema controverso gerou apreensões de que o mesmo viesse a desfavorecer uma leitura sobre a tolerância religiosa a fim de pôr a religião como problematizadora da vida social por causa de seus critérios de fé que muitas vezes são compreendidos como discurso de ódio e preconceito contra quem vive de modo oposto aos seus valores.

Enquanto isso muitos nas redes sociais propunham formas de tratar  o tema fazendo memes e dizendo como escreveriam essa redação do ENEM.

Foi quando apareceu um jovem mito ?✌, chamado Fernando Castro, que não querendo perder a oportunidade, sugeriu no seu perfil do Facebook escrever sobre o martírio do padre Jacques Hamel, morto na França pelo Estado Islâmico no dia 26 de junho deste ano, e de outros milhares de cristãos da atualidade que em meio a guerras são perseguidos, torturados e mortos por conta de sua fé.

psx_20161106_203718

Ora, as sugestões dos cristãos não pararam por aí e milhares de mitagens foram se espalhando pela rede trazendo um efeito colateral para qualquer um que quisesse aproveitar a situação para falar mal da pregação religiosa muitas vezes taxada de intolerante frente a outros credos e àqueles que escolhem viver em oposição aos valores defendidos pelos seguidores de Jesus.

Esperamos mesmo que a tolerância seja de fato refletida e vivida em nossa sociedade permitindo que os cidadãos tenham verdadeira liberdade religiosa de confessar o seu credo, inclusive tendo o direito de ler, interpretar e opinar sobre o seu mundo a partir de sua fé sem serem recriminados e perseguidos por aqueles que pensam diferente.

Que não seja somente uma redação. Seja uma reflexão que leve à luta pelos direitos da liberdade religiosa na sua plenitude.

Comentários

Comentários

1 Comment

  1. O natural é o homem ser religioso.
    .
    Quem não é religioso está aleijado, como alguém incompleto, que não formou-se por inteiro.
    .
    Quem incita a proibição da Religião com críticas e lei, o faz porque a verdade liberta, e a Religião liberta.
    .
    Para quem quer escravizar um povo bobo, deve fazê-lo afastar-se da Religião.
    .

Comments are Closed

Theme by Anders Norén

.....

Em breve teremos novidades em nosso canal. Estamos integrando nossas mídias e aprimorando nossos serviços para o apostolado virtual. Inscreva-se clicando na foto do canal e fique por dentro.