Crítica, Espiritualidade, Notícias, Publicações Eclesiais

Cardeal Biffi ao Papa: "O Anticristo se caracteriza como ecologista, pacifista e ecumenista"

Giacomo-Biffi

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007 (ZENIT.org).- O cardeal Giacomo Biffi (1928-2015) apresentou a Bento XVI e à Cúria Romana «a advertência profética de Vladimir S. Soloviev» sobre o anticristo. O pregador dos exercícios espirituais fez referência ao filósofo e poeta russo, que viveu entre 1853 e 1900, para explicar que o anticristo, na verdade, consiste em reduzir o cristianismo a uma ideologia, em vez de ser um encontro pessoal com Cristo salvador.

Citando a obra de Soloviev, «Três diálogos» (1899), o arcebispo emérito de Bolonha recordou que «o anticristo se apresenta como pacifista, ecologista e ecumenista».

«Convocará um Concílio ecumênico e buscará o consenso de todas as confissões cristãs, concedendo algo a cada um. As massas o seguirão, menos alguns pequenos grupos de católicos, ortodoxos e protestantes», disse.

Segundo a síntese de sua pregação desta terça-feira pela tarde, oferecida pela «Rádio Vaticano», o cardeal explicou que «o ensinamento que o grande filósofo russo nos deixou é que o cristianismo não pode ser reduzido a um conjunto de valores. No centro do ser cristão está, de fato, o encontro pessoal com Jesus Cristo».

«Chegarão dias nos quais na cristandade se tratará de resolver o fato salvífico em uma mera série de valores», escreveu Soloviev nessa obra.

Em seu «Relato sobre o anticristo» Soloviev prevê que um pequeno grupo de católicos, ortodoxos e filhos da Reforma, resistirá e responderá ao anticristo: «Tu nos dás tudo, menos o que nos interessa, Jesus Cristo».

Para o cardeal Biffi,esta narração é uma advertência. «Hoje, de fato, corremos o risco de ter um cristianismo que põe entre parênteses Jesus com sua Cruz e Ressurreição», lamentou.

O arcebispo explicou que, se os cristãos se «limitassem a falar de valores compartilháveis, seriam mais aceitos nos programas de televisão e nos grupos sociais. Mas desta maneira teriam renunciado a Jesus, à realidade surpreendente da Ressurreição».

Para o purpurado italiano, este é «o perigo que os cristãos correm em nossos dias»: «o Filho de Deus não pode ser reduzido a uma série de bons projetos homologáveis com a mentalidade mundana dominante».

Contudo, precisou o purpurado, «isso não significa uma condenação dos valores, mas que estes devem ser submetidos a um atento discernimento. Há valores absolutos, como o bem, a verdade, a beleza. Quem os percebe e os ama, ama também Cristo, ainda que não saiba, porque Ele é a verdade, a beleza, a justiça».

O pregador dos exercícios precisou na capela «Redemptoris Mater», do Palácio Apostólico do Vaticano, que, por outro lado, «há valores relativos, como a solidariedade, o amor pela paz e o respeito pela natureza. Se estes se convertem em absolutos, desarraigando ou inclusive opondo-se ao anúncio do fato da salvação, então estes valores se convertem em instigação à idolatria e em obstáculos no caminho da salvação».

Ao concluir, o cardeal Biffi afirmou que «se o cristão, para abrir-se ao mundo e dialogar com todos, dilui o fato salvífico, fecha-se à relação pessoal com Jesus e se coloca do lado do anticristo».

Os exercícios espirituais concluirão na manhã do próximo sábado. Durante esta semana o Papa não está mantendo nem audiências públicas nem privadas.

PSX_20160801_125713

Fonte original: Zenit

Fontes (consulta): BBC BrasilFratres In Unum

Comentários

Comentários

23 Comments

  1. Resumindo, ele vem dizer que o atual Papa tem tomado a postura do anticristo.
    É isso?

  2. Republicou isso em Wesley Porfírioe comentado:
    “O anticristo, na verdade, consiste em reduzir o cristianismo a uma ideologia, em vez de ser um encontro pessoal com Cristo salvador.” Vladimir Soloviev

  3. Joseni

    Não sei se entendi direito.Mas pelo que entendi ele quis dizer que essa profesia Esta sendo concretizada na pessoa do papa.é isso mesmo?alguém por favor me explica isso.

    • Joseni, nada disso foi dito, nada se afirmou sobre um Papa. Foi dito de uma conjuntura ideológica da qual se serve o anticristo. Propomos reler atenciosamente.

  4. com certeza a Teologia da Libertação se enquadra perfeitamente neste alerta.

      • Descubra a verdade e ela te libertará! Nada ficará encoberto que não venha a ser revelado!
        Na hora da colheita, separaras o joio do trigo. O joio será queimado na fogueira e o trigo guardarás em meu celeiro (o nosso coração é o celeiro de Jesus) O trigo é a palavra verdadeira, o alimento da alma. O joio é a mentira, o veneno da carne!

  5. Cuca

    o Papa Comunista e Obama islâmico trabalham arduamente para o demônio e preparam o caminho para a revelação do anticristo. Mais claro que isso não há. Sorte de quem crê em Deus e nas profecias é que Jesus já está dobrando a esquina. #contagemregressiva #estamosnofimdostempos #começodasdores

    • Sinto muito, a nova ordem mundial já se faz presente e é a personificação do cavaleiro branco que possui uma coroa e vem exigir seu reinado no mundo, imitando o salvador da humanidade, se apresentando como um cordeiro, muitos o aceitará e o seguirá. Ele poderá enganar até os escolhidos. Fará maravilhas e o mundo inteiro ficará admirado com os feitos do grande dragão (apocalipse). Quem fizer algum acordo com a nova ordem mundial, estará fazendo acordo com o próprio anticristo! A teologia da libertação é um acordo com a nova ordem mundial.

  6. Mesmo que o anti-Cristo seja uma estrutura de poder que idolatra o humano, em detrimento do plano salvífico, Soloviev, trazido pelo Cardeal BIff, afirma: “Convocará um Concílio ecumênico e buscará o consenso de todas as confissões cristãs, concedendo algo a cada um. As massas o seguirão, menos alguns pequenos grupos de católicos, ortodoxos e protestantes.” Ora, somente um Papa teria este poder. Como devemos interpretar esta passagem?

  7. Priscila

    Logo q li ….pensei no Papa Franscisco , desculpe ! Mas , seria a teologia da libertação ? Assim espero ! Que a VERDADE esteja sempre á frente dos nossos olhos ,Maria Santíssima Rogai por nós

  8. Paulo Queiroz

    Quem é esse bispo? é da Igreja Católica Apostólica Romana? Ou de outra Igreja?

  9. eduardo bezerra estefani

    vc ficam colocando medo na população e escravizando o povo , é isso que cristo pregava. ñ cristo pregava o amor a paz e que o povo ñ fosse escravo , agora vem colocar medo nas pessoas para elas viverem , na escuridão ,,,,,, Deus esta vendo tudo la de cima.

  10. Fatima Pedrosa

    Eduardo Bezerra Estefani,meu querido por varias vezes Jesus advertiu sobre os finais dos tempos, e isso nao era pra levar as pessoas ao medo e sim a um alerta pois Jesus bradou na Cruz que tudo estava consumado! O que está determinado por Deus NINGUEM PODE MUDAR. inclusive aqueles que irao ao inferno! Graças a Deus que nos nao sabemos quem sao,caso contrario relaxaríamos e nós mesmos achando-nos salvos iriamos arder lá eternamente! Mas a recomendaçao de Jesus era para que nós nos arrependêcemos, o aceitássemos como único e suficiente salvador e nos empenhemos na Caminhada, para que Na volta de Jesus ,nao sejamos encontrados como tolos, sendo levados por todo tipo de doutrina estranha! Deus é AMOR mas também é o JUÍZ! DEUS TE ABENÇOE!

    • EDUARDO BEZERRA ESTEFANI

      Fatima Pedrosa ideologia , que prende os seres , tem um Deus que fez tudo , mais a maldade esta em nós mesmo , nós temos que , mudar , porque aceitamos ser escravo de um sistema que é dominado por alguns ricos ,e outra , vc acha que um pai que construir tudo quer ver seus filhos sofrerem , tem , coisas a mais por traz disso tudo. acorde , estamos destruindo nossa própria casa ,a Terra ESTAMOS PRESO em nossa mento por ganancia por dinheiro . Jesus pregava , que para ser livre deveria ser como criança , criança ñ pensa ,elas só vive o hoje em m sem ganancia em magoas etc. que DEUS TE ABENÇOE , É QUE VC TENTE VIVER COMO UMA CRIANÇA SEM PENSAR EM NADA COMO SE ESTIVESSE DORMINDO MAIS ACORDADO POR PELO MENOS 3 HORA . tente ser livre . QUE DEUS TE ABENÇOE

  11. EDUARDO BEZERRA ESTEFANI

    Fatima Pedrosa ideologia , que prende os seres , tem um Deus que fez tudo , mais a maldade esta em nós mesmo , nós temos que , mudar , porque aceitamos ser escravo de um sistema que é dominado por alguns ricos ,e outra , vc acha que um pai que construir tudo quer ver seus filhos sofrerem , tem , coisas a mais por traz disso tudo. acorde , estamos destruindo nossa própria casa ,a Terra ESTAMOS PRESO em nossa mento por ganancia por dinheiro . Jesus pregava , que para ser livre deveria ser como criança , criança ñ pensa ,elas só vive o hoje em m sem ganancia em magoas etc. que DEUS TE ABENÇOE , É QUE VC TENTE VIVER COMO UMA CRIANÇA SEM PENSAR EM NADA COMO SE ESTIVESSE DORMINDO MAIS ACORDADO POR PELO MENOS 3 HORA . tente ser livre . QUE DEUS TE ABENÇOE ….

  12. Ecologismo, pacifismo e ecumenismo são temas importantes. O problema é a instrumentalização que a Esquerda Internacional tem feito desses temas. O Ecologismo verdadeiro está em São Francisco de Assis, por exemplo; O pacifismo…, pois: bem aventurados os pacíficos…; E o ecumenismo é um desejo de Cristo, ora: Que todos sejam um, ó Pai. http://www.thaciosiqueira.teo.br

  13. Nosso Mestre, Irmão Maior e Salvador do mundo, trilhamos o caminho oposto por que fomos enganados Senhor, seguimos o pastor do engano e estamos todos diante do abismo! Guardai as nossas almas Senhor Jesus, mostre-nos, se ainda há tempo, o seu verdadeiro caminho, e mesmo diante de tamanha dor, agonia e sofrimento, resistiremos a tentação do inimigo, mesmo que tenhamos que padecer em teu nome e em tua Glória Senhor Mestre dos Mestre, Como disseste Senhor; “Aquele que resignar-se até o fim, mesmo diante da dor, agonia e sofrimento, esse será salvo!” Por que és Tu Senhor, o bálsamo da consolação! És o único representante do Pai Eterno aqui na terra! Ninguém vai ao Pai, senão por Ti! Que Deus nos abençoe nesta nova caminhada! Que assim seja, Amem Senhor!

  14. Valdir Santos

    A Bíblia deixa claro quem é o Anticristo. Leia Apocalipse cap. 13. A Besta que surge do mar… Sistema Papal. Papa Francisco é o Anticristo atual desse sistema.

  15. Suricato

    “Você pode transformar sua vida aqui na terra como um jogo cuja aposta é altíssima” (Cardeal Biffi)

Comments are Closed

Theme by Anders Norén

.....

Em breve teremos novidades em nosso canal. Estamos integrando nossas mídias e aprimorando nossos serviços para o apostolado virtual. Inscreva-se clicando na foto do canal e fique por dentro.