“Que eles sejam um, como nós somos um” (Jo 17,22). Na semana que dedicamos a oração pela unidade dos cristãos, podemos celebrar na liturgia da palavra de hoje essa prece de Jesus Cristo pela unidade dos seus discípulos e seguidores. As causas e circunstâncias históricas, religiosas e teológicas que levaram os cristãos a tantos cismas foram várias. O esforço que a Igreja hoje emprega pela busca da unidade é sem dúvida a resposta do Pai amoroso a prece sacerdotal de seu Filho. Sim, pois é só pela ação do Espírito Santo que podemos nos interessar a investir na busca dessa comunhão cristã, enquanto é o coração negligente do homem e a ação do demômio na história humana a causa de tantas divisões.

Uma questão que muito nos incomoda nesse tema da unidade dos cristãos é a legitimidade religiosa de cada grupo, a verdade que fundamenta seus princípios, e daí os muitos conflitos e desentendimentos. E é preciso deixar claro que a busca pela unidade não significa a negação da verdade. Se buscamos a unidade é para que possamos ser santificados na verdade por uma só fé. Portanto, o depósito da fé não poderá ser relativizado pela busca da unidade, não podemos abrir mão da nossa fé apostólica, da riqueza que nos legou a Tradição da Igreja que nos é comunicada desde a época primeva do cristianismo sem macular ao longo dos séculos nenhum sequer de seus princípios doutrinais. Não é preciso sairmos por aí proclamando anátema, excomungando e comportando-se fanaticamente: “Não quebrará o caniço rachado nem apagará a chama que ainda fumega” (Isaías 42, 3). Não foi assim que nos ensinou o Mestre, não foi a isso que Ele veio, tanto menos nós, mas o nosso dever é unir a nossa voz a d’Ele e orarmos, como já temos feito, para corrigirmos os erros históricos que macularam a unidade.

Mas isso não é motivo para que entremos em contendas, sejamos intolerantes e tolos a ponto de ridicularizar a experiência das comunidades cristãs que não se encontram em comunhão com Roma. Seríamos traidores do Evangelho se nos ocupássemos de contendas, brigas e dissenssões, esquecendo-nos da missão apostólica que temos a realizar no mundo. O diálogo está não para a conversão das comunidades cristãs separadas, mas sim para o estabelecimento de uma compreensão melhor do outro, de suas motivações, conhecendo suas diferenças, e aprofundando-se na naureza própria da experiência religiosa dessas comunidades separadas, e daí respeitosamente dá a conhecer a catolicidade da Igreja.

Os princípios que norteiam a vida dessas comunidades religiosas estão profundamente arraigadas, assim como nós estamos arraigados nessa fé católica e apostólica. Como trabalhar a unidade quando as diferenças são tantas? Procurando sempre os elementos comuns, respeitando devidamente as diferenças, não esquivando-se delas, e cultivando a prática caridosa da sinceridade. O Espírito Santo aí encontrará lugar para produzir a unidade. Por mais que esses elementos comuns não tenham a capacidade de produzir a comunhão plena, servem como verdadeiros instrumentos à ação do Espírito Santo, o pedagogo da unidade.

Hoje celebramos a memória do beato José de Anchieta, que saiu de sua terra natal para evangelizar aos povos indígenas marcados por diferenças radicais, que vão desde a dimensão cultural, religiosa à antropológica. E José de Anchieta soube abrir diálogo com esses povos conseguindo milhares de seguidores e discípulos de Jesus Cristo. O trabalho de Anchieta foi duro, marcado por inúmeros obstáculos e pela aparência da impossibilidade de conquistar esses povos todos a Cristo. Não podemos substimar a ação do Espírito Santo em nós, como Anchieta precisamos confiar, pois do pouco que fazemos, Deus poderá produzir muito fruto para o seu Reino. Não podemos substimar os nossos esforços e orações em favor da unidade dos cristãos.

Não é atoa que Igreja dedica a semana que antecede Pentecostes como a Semana da Unidade dos Cristãos, pois a unidade é fruto da ação do Espírito Santo. Esses esforços e oração contínua que fazemos pela unidade já tem nos rendido muitos frutos como, por exemplo, o retorno de um grande número de anglicanos à comunhão com Roma. Eles não foram convertidos por ninguém, isso não lhes fora imposto pelo anúncio aguerrido de uma verdade absoluta, mas pelos esforços conjuntos na busca pela unidade a partir do qual acabou acontecendo um reencontro da parte destes com a catolicidade ferida por circunstâncias históricas.

Dediquemos a nossa missão de apóstolos no meio do mundo ao serviço da unidade, a começar pela oração e depois pela criação de iniciativas dinâmicas, prudentes e sábias que fomentem a unidade entre a Mãe Igreja e essas comunidades separadas. Continuemos a oração sacerdotal de Jesus Cristo pela unidade, e não desanimemos, mas confiemos na força de Pentencostes nesse cenáculo da fé.

Rio de Janeiro, 09 de junho de 2011.

Antonio Augusto da Silva Bezerra.

Comentários

Comentários