Realizou-se  na segunda-feita passada, dia 2, em Roma, um encontro de blogueiros promovido pelos Pontifícios Conselhos para a Cultura e para as Comunicações Sociais. O objetivo, segundo os organizadores, é abrir um diálogo entre autores de blogs e representantes da Igreja para compartilhar experiências e compreender mais de perto as exigências desta comunidade de internautas.

Para o presidente do dicastério da cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi, a popularização dos blogs é um fenômeno que está apenas no início.

“Um fenômeno que tende, progressivamente, também integrar-se aos grandes fenômenos, às grandes interpretações culturais, mas que sobretudo tende também a inserir-se no interior da Igreja, da fé. Por este motivo, quisemos que a ‘blogosfera’ torna-se, de qualquer modo, uma presença também na cultura da Santa Sé, dentro da mesma experiência cristã”, destaca Dom Ravasi.

O Presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, Arcebispo Claudio Maria Celli, explica que o encontro desta segunda-feira é uma tentativa de compreender como a Igreja pode interagir também com os blogueiros, com as novas mídias e com toda interatividade característica da comunicação contemporânea.

Durante o evento,  pessoas engajadas em estratégias comunicativas da Igreja vão expor suas experiências de trabalho com a nova mídia e as suas iniciativas para o intercâmbio eficaz entre a Igreja e o mundo dos blogueiros.

“Por exemplo, aqueles que preparam a Jornada Mundial da Juventude estão aqui para explicar como os jovens vivem esta nova comunicação. Haverá também responsáveis por sites diocesanos, paroquiais, mostrando como realizar essa experiência de estar ‘online’”, conta  Dom Claudio Celli.

Foram convidados para o encontro 150 blogueiros, dentre os quais o brasileiro Wagner Moura, de Florianópolis, e o diretor da Rádio, do Centro Televisivo Vaticano e da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi. No encontro, os blogueiros serão divididos por grupos linguísticos e discutirão temas específicos.

João Paulo II: grande comunicador

A escolha da data para o encontro não foi por acaso. Um dia após a cerimônia de beatificação de João Paulo II, há em Roma uma presença vivaz de diversos blogueiros, um momento propício para colocar o beato como patrono deste diálogo.

“Ele foi uma das figuras que percorreu todos os itinerários possíveis e imaginários, não só espacialmente, mas também as diversas vias da cultura contemporânea e da própria comunicação”, ressalta o presidente do dicastério da cultura.

Dom Ravasi recorda que João Paulo II era uma mensageiro da Verdade, comunicando isso nas diversas línguas e culturas, inspirado pelo exemplo do Apóstolo Paulo.

Fonte: Canção Nova

Comentários

Comentários